NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Arte Geral iniciou suas atividades em 2001, sendo devidamente registrado como associação sem fins lucrativos em 19/03/2003. Sua fundadora e presidente, Andrea Gianini, com o sonho de garantir acesso a Dança e demais atividades artísticas à população com fragilidade socioeconômica, foi a propulsora da ONG.

As atividades do Instituto tiveram início na Casa do Estudante Universitário (CEU) em 2001, passou por vários locais e em 2004 esteve no Auditório Antônio Carlos Kraide, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba - MUMA, até pouco antes de sua revitalização. Passou também pela Praça Zumbi dos Palmares, e por um período maior de tempo exerceu suas atividades em salas cedidas na Rua da Cidadania do Pinheirinho, local onde se consolidou por maior tempo o seu público-alvo. As parcerias que nos cederam os espaços neste tempo de atuação foram a Casa do Estudante Universitário, Fundação de Ação Social de Curitiba - FAS/ Regional Pinheirinho, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - SMELJ, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Secretaria da Criança e do Adolescente do Pinheirinho e Administração da Regional Pinheirinho.

Na tentativa de aumentar as possibilidades e recursos para sua atuação, o Instituto participou do edital para obtenção de verba via Ministério da Cultura. Foi classificado e escolhido pelo MINC por meio de convênio com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), virando então um Ponto de Cultura, em 2009. A partir disso, o Instituto iniciou o Projeto “Dançando com os Elementos da Natureza”, e desde então tem buscado ampliar suas atividades e aprimorá-las, com a aquisição de materiais permanentes e contratação de profissionais, o que foi propiciado pelos valores recebidos do convênio, dividido da seguinte forma: 1o biênio abordando o elemento ÁGUA, no 2º biênio, o elemento “TERRA” e por último os elementos AR e FOGO que deveriam encerrar o projeto, mas que não foi possível por conta cancelamento do convênio por parte do Governo.

No ano de 2017 o Instituto, em parceria com a Universidade Estadual do Parará - Campus Curitiba II - FAP, se tornou um Projeto de Extensão do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança, criando vínculo entre a Instituição de Ensino Superior e a Comunidade, onde temos professoras acadêmicas (sendo uma bolsista) que contribuem com seus conhecimentos para o desenvolvimento artístico-pedagógico da Instituição.

Desde a data de sua criação o Instituto Arte Geral vem promovendo melhorias no desenvolvimento global de suas alunas através de vivências artísticas. Pretende-se dar continuidade ao trabalho oferecido pelo instituto, onde prevemos o atendimento de cerca de 80 crianças e adolescentes entre 05 até 18 anos, com aulas de dança e outras linguagens artísticas, todos os sábados pela manhã.

©2020 Instituto Arte Geral

  • Preto Ícone YouTube